Lília Santos Abreu - Tardelli ; Fabiana Komesu (org.)
Letramentos e gêneros (textuais/discursivos) têm sido, há muito, discutidos em diferentes domínios
do conhecimento. Em Alfabetização e Letramento: perspectivas linguísticas, obra publicada em 1998, a
autora e organizadora Roxane Rojo destaca na apresentação o fato de profissionais oriundos de diferentes
especialidades, como pedagogos e educadores em geral, psicólogos e linguistas teóricos e aplicados,
serem “convocados a participar da reflexão sobre o fenômeno [da entrada do sujeito no mundo da
escrita] e a interagir nesse cotidiano.” (ROJO, 1998, p.7). Este trabalho de reflexão, como lembra Rojo,
“diz respeito às diferentes vias de abordagem do fenômeno” e é representativo “dos principais embates –
teóricos e práticos – que têm atravessado o cotidiano do alfabetizador e dos profissionais interessados no
desenvolvimento da escrita” (ROJO, 1998, p.7). Das terminologias adotadas naquela obra, a autora avalia
que “a mais polissêmica e que apresenta maior flutuação de significado” é a referente a letramento (ROJO,
1998, p.11). Passados 20 anos da publicação da obra organizada por Rojo, a discussão sobre “a variedade
de designação do fenômeno da entrada do sujeito no mundo da escrita” permanece atual e relevante.
Área: | Obras gratuitas (PDF) |
Coleção: | CESPUC (Centro de Estudos Luso-Afro Brasileiros da PUC Minas) |
ISBN: | 8229/85/978 |
Ano | Edição: | 2018 |
Páginas: | 152 |
Editora: | PUC Minas |
Dimensão: | 00 x 00 x 00 cm |
Peso: | 00 g |