Juliana Alves Assis ; Daniel Bart (org.)
Desde a criação do PISA, inúmeros textos de orientação
crítica, metodológica, didática, linguística ou sociológica têm proporcionado
valioso apoio conceitual para um melhor entendimento das condições, motivações
e efeitos da avaliação da compreensão de texto, do letramento ou da cultura
científica. As contribuições reunidas no livro organizado por Juliana Alves
Assis e Daniel Bart são marcos igualmente valiosos nesses aspectos, de modo que
este livro, muito bem recebido em sua versão em francês, vem alimentar ainda
mais esse campo de pesquisa por definição internacional, e estamos muito
satisfeitos que seja agora acessível aos leitores de língua portuguesa. Além de
seus componentes epistêmicos, metodológicos e teóricos, as questões
relacionadas aos produtos do PISA são igualmente sociais, democráticas e
políticas. De onde vem o PISA e como ele questiona a educação em suas dimensões
democrática e social? Propõe-se, no início deste belo livro, apreender e
ressituar o PISA em seu contexto histórico, durante o longo período de
internacionalização da educação, considerando o que esse programa faz – por
seus objetos e usos – à própria ideia de educação como projeto social e à ação
pública em educação.
Área: | Obras gratuitas (PDF) |
Coleção: | CESPUC (Centro de Estudos Luso-Afro Brasileiros da PUC Minas) |
ISBN: | 9786588547465 |
Ano | Edição: | 2023 |
Páginas: | 334 |
Editora: | Editora PUC Minas |
Dimensão: | x x cm |
Peso: | g |