Juliana Alves Assis ; Cédric Fluckiger ; Fabiana Komesu (org.)
O ano de 2020 entra para a história da humanidade como aquele em que as sociedades contemporâneas se viram desafiadas pela força da pandemia da Covid-19, causada pelo vírus SarsCoV-2. Os impactos avassaladores dessa pandemia materializam-se, sobremaneira, no expressivo número de vítimas fatais em todos os continentes – mais de um milhão e trezentos mil mortos, até meados de novembro de 2020 – e de contaminados – mais de 56 milhões e trezentas mil pessoas1 –, bem como em um movimento de forte regressão econômica global, fatores que agravaram desigualdades sociais, em suas diferentes manifestações.
No que respeita ao campo da educação, a pandemia da Covid-19 acelerou um processo em curso há anos – o de ensino a distância –, ao mesmo tempo em que pôs à mostra e até acentuou desigualdades estruturais nele presentes, também em processos de ensino da escola dita tradicional.
Essa realidade nos levou a projetar mais um volume para a
Coleção Práticas discursivas em letramento acadêmico: questões em estudo,
neste caso, o quarto e último, intitulado Efeitos da Covid-19 em
práticas letradas acadêmicas, concebido nesse contexto excepcional
e visando, efetivamente, a oferecer contribuições advindas de estudos
que se dediquem a tratar de práticas sociais de letramento, seja no
ensino superior, seja na educação básica, em tempos de isolamento/
distanciamento social, consideradas suas principais características,
impactos e desafios, tendo em vista a mediação por ferramentas e
dispositivos digitais.
Área: | Obras gratuitas (PDF) |
Coleção: | CESPUC (Centro de Estudos Luso-Afro Brasileiros da PUC Minas) |
ISBN: | 978-65-88547-12-0 |
Ano | Edição: | 2020 |
Páginas: | 465 |
Editora: | PUC Minas |
Dimensão: | 00 x 00 x 00 cm |
Peso: | 00 g |