Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues ; Jane Quintiliano Guimarães Silva (org.)
O conceito de volume vem do latim volumen que significa “rotação”, “movimento giratório”. É justamente essa ideia, pensada a partir de um movimento dinamizado por uma rede discursiva que entrelaça os estudos do letramento acadêmico-científico, sob a problemática da escrita da universidade, que a coleção Práticas discursivas em letramento acadêmico: questões em estudo deseja fazer ver. Tal rede constitui-se de pesquisas de natureza teórica sobre a temática, investigações empíricas, depoimentos de pesquisadores sobre o debate em torno do conceito e dos aspectos que o englobam bem como práticas didático-pedagógicas que visam à formação de diferentes sujeitos partícipes dessa rede.
Nesse sentido, para apresentarmos o terceiro volume dessa
coleção, o que aqui tomamos como uma feliz função, é, a nosso
ver, importante resgatar brevemente o que se tem proposto para
a discussão em torno da escrita acadêmica nas duas primeiras
publicações, embora, mereça assinalar, a leitura dos textos deste
livro não prescinda dos dois primeiros. Insistimos, assim, nesse
exercício, por julgarmos importante não perder de vista o trabalho
que a Editora PUC Minas e o Centro de Estudos Luso-afrobrasileiros da PUC Minas (CESPUC), a partir de 2019, trazem a
público sobre estudos que investem na problemática do letramento
acadêmico-científico, num movimento que busca colocar em cena
pesquisas e pesquisadores de dentro e de fora do Brasil que têm se
debruçado sobre questões dessa ordem a partir de diferentes lugares
epistemológicos.
Área: | Obras gratuitas (PDF) |
Coleção: | CESPUC (Centro de Estudos Luso-Afro Brasileiros da PUC Minas) |
ISBN: | 978-65-88547-10-6 |
Ano | Edição: | 2020 |
Páginas: | 256 |
Editora: | PUC Minas |
Dimensão: | 00 x 00 x 00 cm |
Peso: | 00 g |